#DicaDoSinaleco – O trânsito pode deixar marcas boas!

Tornar o trânsito mais seguro é responsabilidade de todos, tanto pedestres quanto motoristas.

Por isso o Sinaleco separou cinco dicas para você, condutor, deixar marcas boas no trânsito.

1- RESPEITAR A SINALIZAÇÃO ⚠️
A sinalização de trânsito não está lá à toa. Cada placa e sinal colocado nas vias tem a função de evitar desentendimentos e situações perigosas. Assim, respeitar os sinais de proibição de ultrapassagem, conversões proibidas, espaços preferenciais, entre outros, é essencial para diminuir os riscos para si e para os outros.

2- NÃO PARAR EM FILA DUPLA
Além de ser um risco para o próprio veículo e seus ocupantes, parar em fila dupla faz com que os outros motoristas precisem tomar atitudes inesperadas para desviar do bloqueio.
A prática causa engarrafamentos, que só pioram a situação do trânsito e o estresse de motoristas e pedestres ao redor. Não parar em fila dupla é uma atitude positiva que favorece um trânsito mais seguro para todos.

3- NÃO USAR O CELULAR
Diversos estudos comprovam que o uso do celular ao volante, mesmo que por alguns segundos, é tão perigoso quanto dirigir embriagado. Portanto, o aparelho deve ser esquecido enquanto estiver guiando um veículo!
Deixe-o no bolso, guardado no console ou no porta-luvas para não correr o risco de “dar uma olhadinha rápida” a cada notificação que chega.
Em caso de necessidade, estacione e desligue o veículo.

4- CUIDAR DE PEDESTRES E CICLISTAS ‍♀️
A regra é simples: o maior sempre tem responsabilidade pela segurança do menor. Assim, pedestres e ciclistas devem ter a preferência, bem como motociclistas. Afinal, em uma colisão, os riscos são maiores para quem está em um veículo menor ou a pé.

5- MANTER A DISTÂNCIA
Manter uma distância segura do veículo da frente é uma regra básica para a direção defensiva, tornando o trânsito mais seguro para todos. Essa atitude dá mais tempo para a reação e maior espaço para manobras em situações de risco, prevenindo acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
© 1995-2024 CFC Schneider. Todos os direitos reservados.
× Entre em contato!